TSE rejeita pedido de cassação do governador de Santa Catarina

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou o pedido de cassação da chapa de Jorginho Mello e Marilisa Boehm, ambos do PL

Posse de Jorginho Mello e Marilisa Boehm. Imagem: Bruno Collaço/ Agência ALESC

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou por unanimidade o pedido de cassação do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e sua vice-governadora, Marilisa Boehm (PL). A votação ocorreu na última terça-feira (12).

A ação foi movida pela advogada Rosane Magaly Martins, que pleiteou uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina pelo PSOL. A advogada alegou uso indevido de recursos do fundo eleitoral e abuso do poder econômico na campanha de 2022.

A acusação consiste em fraude na cota de gênero, que obriga a destinação de 30% dos recursos do fundo eleitoral para as candidaturas femininas. A alegação é de que o PL enviou 93% do recurso para a campanha da então candidata a vice-governadora.

O TSE discorda da acusação e, por unanimidade, rejeitou o pedido de cassação. O entendimento é que não há ilegalidade na destinação do recurso para campanhas de chapas majoritárias compostas por mulheres.

Quanto à alegação de abuso do poder econômico, o tribunal também votou pelo entendimento de não encontrar provas robustas de desproporcionalidade entre os recursos auferidos pela chapa vencedora e as demais concorrentes no pleito d

e 2022.

 

 

Compartilhe essa notícia:
21/10/2024

Hoje pela manhã, tivemos a honra de receber os próximos Prefeitos de Torres. Obrigado pela presença, Prefeito Delci e Vice-prefeito…

18/10/2024

Corre pra @dfsulfiat e não perde a oportunidade de fechar um grande negócio!🚀🚘

16/10/2024

O COMBO ESTÁ DE VOLTA E MELHOR DO QUE NUNCA!😱🌊 Você pode ganhar 10 ingressos para curtir momentos inesquecíveis no…

15/10/2024

Foi um prazer recebê-los nos estúdios da 94.7!💜

Institucional

Todos os direitos reservados para A Rede Top © 2024
Este site foi desenvolvido por: www.sitesrs.com.br