Rio Grande do Sul registra queda nos principais indicadores criminais

Comparação com o mesmo período do ano passado mostra queda em indicadores criminais, como homicídio, feminicídio e latrocínio. Os investimentos em equipamentos e pessoal foram fundamentais para esse resultado.
Imagem: divulgação Polícia Civil. 

 

Em setembro, o Rio Grande do Sul registrou queda nos principais indicadores criminais, como homicídio, feminicídio e latrocínio. No último mês, houve redução de 24,3% nos casos de homicídio em relação a setembro de 2022. Em todo o Estado, foram registradas quatro ocorrências de feminicídio, diminuição de 33,3% em comparação ao mesmo período do ano passado. Já o crime de latrocínio teve queda de 16,7%, com cinco mortes registradas no RS.

O combate à criminalidade também se refletiu na diminuição do crime de abigeato: em setembro de 2023, foram 272 casos em todo o Estado. Trata-se do menor número registrado em toda a série histórica, iniciada em 2010. Além desses indicadores, setembro foi marcado pela nona redução consecutiva nos roubos de veículo (- 25%), com 276 ocorrências no mês.

Entre os fatores que ajudam a explicar a queda na criminalidade no Rio Grande do Sul estão os esforços integrados realizados pelas forças de segurança, as ações especializadas voltadas para o combate à violência doméstica e aos crimes rurais, o programa RS Seguro, as forças-tarefas coordenadas pela SSP e os investimentos realizados pela pasta na Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Instituto-Geral de Perícias (IGP).

De janeiro a agosto, mais de mil servidores ingressaram nas forças policiais do Estado, entre brigadianos, policiais civis e bombeiros. Além de aumentar o efetivo, em abril, a SSP entregou 160 veículos para as instituições vinculadas, garantindo patrulhamento ostensivo com pelo menos uma viatura nova em cada um dos 497 municípios gaúchos.

A ampliação de efetivo e de frota, os investimentos em equipamentos e, principalmente, a alta capacidade técnica dos recursos humanos que integram as forças de segurança contribuem para a constante melhoria nos indicadores criminais. A SSP e as instituições vinculadas trabalham permanentemente com o objetivo de aumentar sensação de segurança do povo gaúcho.

 

Com informações de Ana Emília Soares/ASCOM SSP

Compartilhe essa notícia:
21/10/2024

Hoje pela manhã, tivemos a honra de receber os próximos Prefeitos de Torres. Obrigado pela presença, Prefeito Delci e Vice-prefeito…

18/10/2024

Corre pra @dfsulfiat e não perde a oportunidade de fechar um grande negócio!🚀🚘

16/10/2024

O COMBO ESTÁ DE VOLTA E MELHOR DO QUE NUNCA!😱🌊 Você pode ganhar 10 ingressos para curtir momentos inesquecíveis no…

15/10/2024

Foi um prazer recebê-los nos estúdios da 94.7!💜

Institucional

Todos os direitos reservados para A Rede Top © 2024
Este site foi desenvolvido por: www.sitesrs.com.br